Skip to content

MEDO & CORAGEM

June 24, 2009

O que seria CORAGEM, se não houvesse MEDO? se todos tivessem o mesmo nivel de conforto a fazer tudo… onde caberiam os líderes, os inspiradores, os vencedores? será facil dizer que seria fantástico um mundo novo, onde não houvesse pobreza, doença, tristeza, saudade, desespero, MEDOS… seria mesmo?!?! seria inclusivamente possivel para o SSER humano viver num ambiente desses? à dimensão que ocupamos…? não creio… mas esta é apenas a minha opinião.

se não houvesse nada do que escrevi em cima… onde caberia o AMOR INCONDICIONAL às diferenças, o PERDÃO, a COMPAIXÃO, a DÁDIVA, a AJUDA, a MESTRIA, o ENSINAMENTO, a PARTILHA…? onde caberiam os nossos herois que nos inspiram a SSER cada vez mais e maiores e melhores, do que NÓS PRÓPRIOS, a cada dia que passa? Aqueles que a NÓS, inspiram a querer AJUDAR cada vez mais pessoas e que colorem os nossos SONHOS de belos tons exóticos de mágicas paisagens e sons divinos e sensações e sentimentos magnânimes? Aqueles que fazem aquilo que nos parece SSER impossível e nos mostram que afinal não é…?

Concordo com o Jorge Coutinho, quando diz que “O medo não é mais do que um amigo, aliás um grande amigo, que tem uma mensagem muito clara: avisa-nos para nos prepararmos para algo que vai acontecer!”

No entanto, ponho a pergunta: é sobre os nossos MEDOS que devemos trabalhar ou sobre a nossa CORAGEM?

MEDO vs CORAGEM?

O que será uma pessoa verdadeiramente corajosa?

Será uma pessoa que perdeu o medo de morrer…? poderemos considerar aqueles imbecis (julgamento!:-)) que andam na estrada a conduzir de uma forma imprudente e perigosa, pondo, muitas vezes, a vida de outros em risco, pessoas verdadeiramente corajosas? será que um assaltante que pega numa arma enfrenta a policia, poderá ser considerado corajoso? ou esses são exemplos de pessoas que, de facto aparentam ter perdido o medo de morrer, mas que CORAGEM não é lá muito bem isso…?

Acredito que uma pessoa verdadeiramente corajosa, não é uma pessoa que NÃO sente medo. Todos nós temos os nossos, porque esse é o nome que damos ao limite que achamos que temos das nossas reais capacidades.
O que será então uma pessoa verdadeiramente corajosa…? que medo sente uma pessoa de verdadeira coragem?
Aristóteles disse: “Uma pessoa verdadeiramente corajosa, não é alguém que nunca sente medo, mas que sente a coisa certa, na altura certa, da forma certa.” Faz sentido!:-)

No fundo, podemos reduzir os medos, de uma forma geral, a uma palavra: impotência! o que mais congela as pessoas no momento de agir é a impotência de fazer algo maior do que elas se acham capazes de fazer. Parece um pouco tótó, simples, mas pensemos… fará sentido? para uns sim, para outros não… como tudo, claro! Vejamos: medo de falar em publico, medo de não ser capaz, medo de não conseguir, medo de não ter dinheiro suficiente, medo de ficar doente, medo de ficar sozinho… na grande maioria dos casos que nos vão surgindo, no decurso dos nossos trabalhos e convivências, encontramos um denominador comum: impotência para fazer mais.

Soluções: aparentemente, alguns fogem da questão; outros vão de encontro a ela! uns cobrem um manto de vitimização, que os invade pelo silêncio do subconsciente; outros cobrem a capa da RESPONSABILIDADE e prometem a eles próprios que vão lutar até ao fim das suas forças para conseguirem o que querem, dê por onde der! porquê as diferenças? simplesmente porque sim! Tal como diz o Ricardo Mendoza, “ser destemido é a única maneira de lidar com o medo, diferente dos restantes animais”. Há outra coisa que nos diferencia dos restantes animais: a opção de ESCOLHER!

As pessoas verdadeiramente corajosas não são imunes ao medo. Este simplesmente ocupa uma forma diferente nas suas vidas. Uma pessoa verdadeiramente corajosa, tem “medo” de não viver segundo os seus Valores e Ideais! de não aproveitar as oportunidades que a Vida lhe traz! De não SSER TUDO O QUE PODE SSER! Um Lider verdadeiramente corajoso, por exemplo, tem “medo” de ganhar liderança por imposição e domínio sobre os outros; de não extrair o melhor que os que o rodeiam têm em SI! um Amigo verdadeiramente corajoso, tem “medo” de não estar na hora certa, no lugar certo com um ombro para o seu Amigo!

Podemos ESCOLHER SSER tudo o que fomos “desenhados” para SSER, da mesma forma que podemos escolher não ser, e ser apenas parte de tudo o que podemos SSER, ainda que em muitos casos esta seja uma escolha inconsciente. Uma árvore não tem escolha, por isso CRESCE TUDO O QUE PODE CRESCER! o SSER humano pode optar. Aqui entra a CORAGEM: para fazer essa opção, temos de ter a CORAGEM de assumir a RESPONSABILIDADE de controlar as nossas VIDAS! Ter medo de viver e lidar com as adversidades da Vida, parece um pouco como ter medo do escuro… basta que te levantes e acendas a Luz.

Quando EU era pequenino, acordava à noite, no escuro, e chamava a minha Mãe para me vir acender a Luz… Hoje, ajudo a acender a Luz de outros… fiz disso a minha Missão!

O que EU mais temo… o que realmente mais temo, é exemplificado pelo veados. Já viste imagens de um veado… no meio duma estrada florestal… no silêncio da noite… encadeado pelas luzes de um carro… e paralisado de medo… sem saber o que fazer…? O que eu mais temo é ser apanhado desprevenido dessa forma… apanhado pelo medo! (o resto, são apenas rótulos que “invento” para procrastinar). Para que isso não aconteça, trabalho na minha CORAGEM!

Cabe a TODOS NÓS, inspirar outros SSERes que nos rodeiam, para despertarem as SUAS CORAGENS e conseguirem SSER TUDO O QUE PODEM REALMENTE SSER!

Advertisements
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: